Médico americano vem ao Brasil para falar sobre tecnologia e saúde, por Jorge Moll

 

Resultado de imagem para jorge moll

JORGE MOLL NETO

Cada vez mais interligada à tecnologia, a área da saúde tem se beneficiado dos constantes avanços, sobretudo aqueles oriundos dos Estados Unidos, país que encontra no Vale do Silício, alguns dos dispositivos tecnológicos que têm revolucionado a medicina em todo o mundo. À frente da presidência do instituto que trata de ensino e pesquisa presente na rede D’oR, Jorge Moll Neto ressalta a importância da visita de um experiente médico americano, o Dr. Albert Chan, que veio ao Brasil para apresentar novidades relacionadas ao segmento.

Atuante na Sutter Health, uma rede que presta assistência médica em território americano, o Dr. Chan preside tal organização. Segundo uma matéria veiculada pela Veja Rio, Jorge Moll reporta que trata-se de uma empresa com grande destaque naquele país, já que é considerada a segunda maior numa escala que avalia a importância desse tipo de instituição nos Estados Unidos. Além disso, a companhia é conhecida pelo fato de procurar manter uma rotina onde cada vez mais ocorre a inserção de mecanismos tecnológicos no atendimento de pacientes.

Jorge Moll destaca que o americano é um grande defensor do uso da tecnologia e apresentou argumentos para sustentar seu posicionamento durante sua estadia no país. Em uma das várias palestras que ministrou, o enviado da Sutter Health afirmou que os usuários dos serviços médicos têm apreciado as novas e tecnológicas formas de atendimento, já que se sentem mais acolhidos. O Google Glass foi um dos grandes destaques que, segundo ele possibilitam maior rapidez ao longo das consultas.

O famosos óculos da gigante Google é, conforme as convicções de Chan, de grande utilidade para o segmento da saúde, pois consegue otimizar a relação dos pacientes com seus respectivos médicos, estabelecendo melhores condições de atendimento. Com o Google Glass, os profissionais da área médica não têm mais a necessidade de gastar tempo com a procura de documentos dos usuários em arquivos físicos e tampouco precisam anotar manualmente as informações que são colhidas. O palestrante também frisou que a segurança costuma aumentar em virtude de seu uso.

Com base no que o médico da Sutter Health expôs em uma de suas palestras, Jorge Moll salienta que os dados de cada usuário dos serviços que empregam o mecanismo digital podem ser revistos sempre que houver tal necessidade, pois são bem estruturados de modo remoto. Embora o Google Glass tenha sido considerado a grande atração das explanações do americano, outros equipamentos também foram destaque, como por exemplo, os já conhecidos tablets e smartphones, dada sua relevância no uso de aplicativos variados.

A questão da necessidade de se investir na área da saúde foi tema de uma das palestras de Chan. Jorge Moll explica que segundo o médico, há a necessidade de se reunir uma série de fatores para que a tecnologia possa ser bem aplicada nos atendimentos médicos. Além disso, ele citou que startups e outros tipos de empresas tem importante papel na missão de suscitar o desenvolvimento desse segmento, o que aumenta a importância de se estabelecer parcerias mais fortalecidas nos estabelecimentos interessados.