Dimensões e peso da mala de mãe seguem novas regras

Com as diferentes companhias aéreas e as mudanças que aconteceram nos valores para despachar bagagens muitas dúvidas surgem no momento de levar as malas para o aeroporto.

Quem não ficar atento às novas regras pode pagar mais caro na hora de despachar a sua bagagem. Como a intenção sempre é economizar muitos passageiros no planejamento da viagem acabam se adequando e preferem levar pouca bagagem para não terem nenhuma surpresa indesejada.

Algumas pessoas que não estão por dentro das mudanças, enchem as suas malas e na hora de fazer o despacho acabam sendo pegas de surpresas e pagam taxas altas por aqueles quilos a mais na mala.

Desde que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) regulamentou as mudanças nas cobranças das malas transportadas nos voos, houve também uma alteração para as bagagens de mãos que vão com o passageiro no avião. Anteriormente eram permitidos somente 5 kg, hoje o limite para uma bagagem de mão é de 10 kg.

Depois do aumento do peso da bagagem que vai junto com o passageiro, veio também a nova regra que permite que as companhias aéreas definam quais as dimensões máximas da mala que pode ser transportada na cabine. Antes do embarque do passageiro para garantir que as dimensões da mala sejam respeitadas, as empresas elaboraram um compartimento especialmente dedicado para medi-las.

A intenção dessas mudanças é baratear o custo de uma passagem aérea. É necessário colocar a mala dentro de uma caixa, se ela couber então não haverá custo nenhum. Esse modelo foi inspirado nas empresas europeias que oferecem voos baratos.

Caso a mala não esteja adequada ao tamanho da caixa, então será necessário pagar pelo despacho de bagagem. De acordo com as companhias áreas as dimensões exigidas seguem o padrão do compartimento do avião. Se não houver mais espaço no compartimento, então a mala será enviada para o porão do avião sem nenhum custo para o passageiro.

As dimensões das malas podem ser diferentes dependendo de cada empresa, nos voos domésticos o seguinte padrão pode servir para uma orientação: altura 55 cm, largura 32 cm e profundidade de 25 cm.